O seu e-mail não será divulgado.
Clique aqui e encontre receitas pelo tema

Cereja

Embora o costume dos brasileiros seja consumi-la em conserva, no final do ano, a cereja surge "in natura". Pequena, redonda e comumente de cor vermelho intenso, além de aguçar o paladar ela ainda empresta um colorido alegre á decoração da mesa de Natal. Também existem as cerejas amarelas e roxas.

A cereja pode ser classantigaificada de acordo com o grau de acidez. A doce, Prunus avium L., de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A ácida, Prunus cerasus L., de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o kirsch, o cherry e o marasquino.

E nada como aproveitar a versão natural. “A cereja em conserva tem muito açúcar, é muito mais calórica, ela passa por um processo para ficar mais doce, para fazer a calda”, alerta a nutricionista da Companhia de Nutricionistas, Érica de Simoni.

Como comprar?

Na compra, as cerejas são encontradas, geralmente, em pacotes fechados, o que dificulta um pouco a escolha. Mesmo assim, “dê prioridades as que estiverem firmes, brilhantes e com a casca sem manchas”, sugere a nutricionista. Outra dica é comprá-las com o cabinho, pois a ausência dele indica que a fruta foi colhida há um certo tempo. O ideal é que elas sejam guardadas por até uma semana na geladeira.

“Esta fruta contém cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B e C e fibras”, diz. Mas tudo em pequenas quantidades. O que ela fornece mais são as fibras presentes na casca que servem como laxativo. E atenção: “o consumo em quantidade exagerada pode causar diarréia”, completa a nutricionista, que recomenda o consumo de cinco frutas diferentes durante o dia, só que em porções de cerca de 100g cada.

Quem nunca disputou a única e tentadora cerejinha do sorvete?

Ela em conserva é muito tradicional, sendo utilizada como decoração de doces, bolos, sorvetes e drinks. Mas, ela passou de mera decoração para ser ingrediente principal do Bolo Floresta Negra e Floresta Branca.

Receitas

Cadastre-se ou entre para salvar esta página.