O seu e-mail não será divulgado.
Clique aqui e encontre receitas pelo tema

Como Cozinhar Massa

Quantidade de água
o macarrão só deve ser colocado na água para cozinhar quando esta estiver em plena fervura e nunca antes disso. A recomendação é utilizar o máximo de água possível, para reduzir o risco de o macarrão grudar. O ideal é usar 5 litros de água para um pacote de macarrão de 500 gramas.

Adição do sal
deve ser adicionado na água de cozimento para ressaltar o sabor do macarrão. O mais correto é a adição de sal no início, quando se coloca a água para ferver. Nunca depois de colocar a massa na água.

Escorrer o macarrão
o macarrão deve ser imediatamente escorrido após atingir o ponto desejado, caso contrário continuará a cozinhar e pode ficar com a textura muito mole. Uma dica é passar a água do cozimento na travessa em que será servida antes de colocar o macarrão no recipiente.

Resfriar o macarrão
a bibliografia italiana condena o resfriamento com água após o cozimento, uma vez que o macarrão tem que ser servido quente, logo após cozido. Quando o macarrão não é consumido imediatamente, o ideal é resfriá-lo em água corrente para que o processo de cozimento seja interrompido. Se isso não for feito, pode-se obter uma massa sobrecozida.

Tempo de Cozimento para Massas Frescas e Secas

Marque o tempo de cozimento assim que a massa retornar ao ponto de fervura, depois de ter acrescentado a massa.

Massa sem recheio

Fresca: 2 a 3 minutos, embora algumas massa muito finas fiquem cozidas tão logo a água retorne ao ponto de fervura.
Seca: 8 a 12 minutos, porém verifique periodicamente, pois esta recomendação serve apenas como orientação.

Massa Recheada

Fresca: 8 a 10 minutos
Seca: 15 a 20 minutos

Coloque a massa em uma panela grande com água fervente e sal. Mexa um pouco para evitar que grude. A adição de 15ml (1 colher de sopa) de óleo vegetal ou azeite de oliva ajuda a evitar que a água derrame da panela e não deixa a massa grudar. Não tampe a panela para que a água não derrame.
Espere a água chegar ao ponto de fervura e cozinhe a massa até que fique al dente - ela deve ter consistência firme, nem dura no meio nem muito mole.
Escorra rapidamente toda a água, usando um escorredor grande ou uma peneira. Despeje água fervente por cima para eliminar o amido da massa e evitar que ela grude. Nesse ponto, você poderá misturar um pouco de azeite de oliva ou manteiga à massa se não quiser acrescentar o molho imediatamente. Ficará a seu critério misturar a massa ao molho antes de levar à mesa ou serví-la com o molho por cima.

 

Cadastre-se ou entre para salvar esta página.