O seu e-mail não será divulgado.
Clique aqui e encontre receitas pelo tema

Como fazer ovos de Páscoa

Depois de derretido e temperado, o chocolate está pronto para ser moldado. Antes de despejar o chocolate, verifique se a forma está bem seca. Para garantir, experimente limpá-la com um pano ernbebido em álcool, retirando assim toda a umidade. Você pode colocar o chocolate na forma de duas maneiras diferentes , dependendo do tipo e tamanho do ovo: despejar pequenas porções de chocolate, girando em seguida, ou espalhar o chocolate com a ajuda de um pincel de cozinha.

Seja qual for o modo escolhido, o importante é que a casca tenha uma espessura delicada, mas que permita a manipulação e o acréscimo de bombons. Você encontra forma para ovos com tamanhos que variam entre 35g a 1 kg. Normalmente, o peso indicado na forma é o do ovo finalizado, recheado com bombons.

1 - Com a ajuda de uma concha, dose o chocolate para a primeira camada. A quantidade deve ser pequena, suficiente apenas para cobrir a superfície da forma. Gire a forma fazendo movimentos circulares, para que o chocolate se espalhe por igual.


2 - Com a ajuda de uma concha, dose o chocolate para a primeira camada. A quantidade deve ser pequena, suficiente apenas para cobrir a superfície da forma.


3 - Gire a forma fazendo movimentos circulares, para que o chocolate se espalhe por igual.


4 - Depois de forrar completamente a forma, leve-a à geladeira por 2 a 3 minutos, apenas para secar o chocolate.


5 - Despeje em seguida outra porção de chocolate, gire a forma e leve novamente à geladeira, fazendo uma segunda camada.


6 - Repita esse processo até terminar todo o chocolate. Na última camada, espalhe um pouco mais de chocolate nas beiradas da forma. Retire os excessos com uma espátula, formando assim as bordas.


7 - Leve a forma à geladeira emborcada sobre papel-alumínio, por aproximadamente 20 minutos, para que o ovo seque complemente. O ovo deve permanecer na geladeira até que o chocolate seque completamente. Muito tempo de refrigeração faz com que o chocolate perca o brilho e fique esbranquiçado.


8 - Para identificar o momento de retirar o ovo da geladeira observe a forma: ela deve estar "opaca", ligeiramente esbranquiçada (repare nas formas ao lado a diferença entre o chocolate "molhado" e o chocolate seco, pronto para ser desenformado).


9 - Retire o ovo da geladeira, apoiado no papel-alumínio, e desenforme-o sobre uma superfície plana e seca. O ovo se soltará da forma com facilidade, bastando levantá-la.


10 - Espalhar o chocolate girando a forma é mais difícil quando o molde contém várias cascas de tamanhos menores. Neste caso, faça uma camada uniforme com um pincel de cozinha, levando a forma à geladeira para secar o chocolate. Repita as camadas até terminar todo o chocolate. Para identificar possíveis "falhas", coloque a forma contra a luz e retoque os pontos vazios.


TV Clique a Gosto

Cadastre-se ou entre para salvar esta página.