O seu e-mail não será divulgado.
Clique aqui e encontre receitas pelo tema

Berinjelas, Abóbora e Abobrinhas

Para sentir plenamente o gosto das verduras e legumes frescos é melhor servi-los de maneira simples. As orientações de preparo têm como objetivo tirar o melhor proveito dos frutos da natureza. As sugestões incluem as quantidades de verduras e legumes crus para cada pessoa. Tempere todos os pratos de acordo com a preferência. As receitas neste capítulo são suficientes para 4 pessoas.

Berinjelas
As mais conhecidas são as grandes, com casca brilhante e arroxeada, mas há aquelas menores e compridas, também roxas, e as mais claras, as chinesas.

Preparação: Corte a extremidade do talo. Deixe-as inteiras ou cortadas, conforme a receita.
Cozimento: Para grelhar, pincele as superfícies cortadas com óleo. Coloque na grelha ou forno sob o dourador a 8-10 cm do calor durante 10 minutos ou até ficarem bem douradas. Vire uma vez e pincele com óleo. Para fritar, envolva as rodelas ou cubos na farinha. Em seguida, frite em óleo quente ou manteiga durante 5 minutos de cada lado, ou até dourarem. Para estufar, doure as rodelas ou gomos em um pouco de óleo quente, acrescente 4 colheres de sopa de caldo ou água para cada 500 g, tampe e cozinhe 12 minutos. Adicione mais líquido se necessário. Para assar, faça furos em toda a casca com um garfo. Asse em forno de 200° C cerca de 20 minutos, até ficarem macias.


Sugestões para servir (150 g por pessoa):
- Pincele berinjelas grelhadas com azeite de oliva temperado com alho e ervas.
- Ao estufar as berinjelas, doure-as e acrescente tomates picados, sem pele e sem sementes, e manjericão.
- Sirva as berinjelas empanadas e fritas com maionese de alho.

Abobrinhas
As abobrinhas e outros tipos que tenham a casca fina não precisam ser descascados.

Preparação: Apare as extremidades e corte-as de acordo com a receita.
Cozimento: Para fritar, corte-as em rodelas e frite em manteiga ou óleo durante 5-10 minutos ou até dourarem. Para cozinhar, jogue-as em água fervente salgada e deixe em fogo brando até ficarem bem macias: 10-12 minutos para abobrinhas inteiras, 3-8 minutos para rodelas. No vapor, cozinhe em panela tampada, com 30 g de manteiga e 5 colheres de sopa de caldo ou água para cada 500 g, durante 4-5 minutos, ou até ficarem macias.


Sugestões para servir (100-150 g por pessoa):
- Salteie as abobrinhas em rodelas com alho bem picado, salsa e orégano frescos e picados.
- Corte abobrinhas pequenas ao meio no sentido do comprimento e espalhe mostarda em grãos sobre a superfície. Leve ao forno sob o dourador a 10 cm do calor durante 5 minutos.

Abóboras
Todos os tipos de abóboras têm a casca dura, sementes e fibras que devem ser removidas antes de serem cozidas.

Preparação: Se não pretende assá-la com a casca, descasque-a com uma faca grande e forte e tire todas as sementes e fibras.
Cozimento: Para assar, corte em porções individuais, com a casca, e faça cortes na polpa. Arrume-as numa travessa refratária untada, com o lado cortado para cima, e ponha pedacinhos de manteiga. Asse em forno a 190° C durante 45 minutos ou até ficar macia. Para estufar, corte em cubos e proceda como para as abobrinhas

Sugestões para servir (150-200 g por pessoa):
- Ao estufar a abóbora, acrescente uma maçã cortada em cubinhos, suco de limão e 2 colheres de sopa de açúcar mascavo. Se desejar, ponha canela, noz-moscada ou curry,
- Asse as morangas pequenas inteiras; depois, corte a parte superior em tampa, retire as sementes e misture a polpa com manteiga e leite. Um purê delicioso para acompanhar assados ou arroz com feijão.

Cadastre-se ou entre para salvar esta página.