O seu e-mail não será divulgado.
Clique aqui e encontre receitas pelo tema

Como preparar leguminosas


feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilhas secas - são alimentos com alto teor de proteína. A preparação inicial para a maioria dos grãos é a mesma.

1. Escolha os grãos para retirar pedrinhas e sujeira e lave bem.
2. Para pôr feijão e ervilha de molho: Deixe de molho no mínimo 4 horas ou de véspera. As lentilhas não precisam ficar de molho.
3. Um método alternativo rápido é colocar o feijão ou as ervilhas secas numa panela com água, ferver por 2 minutos e depois deixar de molho por 1 hora. O grão-de-bico, porém, precisa mesmo ficar de molho de véspera.
4. Seja qual for o método escolhido, escorra os grãos e enxágüe-os bem. Estão prontos para serem cozidos de acordo com a receita.
5. Para cozinhar: Coloque o feijão, lentilhas ou ervilha já escorridas numa panela com água fria (3 partes de água para 1 de grãos) e deixe levantar fervura. Tampe, diminua o fogo e deixe cozinhar até ficarem macias.

Tipos de Leguminosas
Há uma ampla variedade de cores, formas e tamanhos de feijão, ervilha e lentilhas secas. Alguns dos mais comuns são:

o feijão-branco, de grãos de tamanho grande a médio, em forma de rim; o feijão comum, de grãos médios, lisos, com formato de rim, brilhantes, marrom-avermelhados, amarelados ou pretos;

o andu ou guandu, de grãos pequenos e arredondados, verde-claros; o feijão-azuki, grãos pequenos, ovais, lisos, brilhantes e marrom-escuros;

o feijão-jalo, de tamanho médio, em forma de rim, de cor marrom-amarelada quando cru e marrom-claro depois de cozido, sendo muito macio e saboroso;

o feijão-rajado, grãos pequenos e ovais, lisos, bege com manchas marrons; o feijão-fradinho, grãos pequenos, ovais, lisos, de cor creme, com pequena pinta preta e centro creme de um lado;

o feijão-manteiga, de grãos grandes, ovais ou redondos, achatados e esbranquiçados;

o feijão-pintado, grãos grandes brancos e pintados de vermelho;

o feijão-preto, grãos pequenos, ovais, lisos, brilhantes e negros, muito usado no Brasil;

grão-de-bico, grãos de tamanho médio, redondos, superfície um tanto irregular, bege-queimado;

ervilhas secas, pequenas, redondas ou partidas ao meio, podem ser verde-acinzentadas ou amarelas;

lentilhas, muito pequenas, em forma de disco, lisas, podem ser verde-acastanhadas, laranja-avermelhadas ou amarelas. Os grãos são de preparo fácil e podem ser servidos de muitas formas - refogados, cozidos, em sopas, ensopados e saladas.


O tempo de cozimento, para a maioria dos grãos, é de cerca de 40 minutos a 2 horas. As lentilhas cozinham em menos de 30 minutos.

Cadastre-se ou entre para salvar esta página.