O seu e-mail não será divulgado.
Clique aqui e encontre receitas pelo tema

Como Preparar Peixes Inteiros

Se o peixe tiver escamas, o que acontece com a maioria, elas devem ser removidas, a menos que se corte o peixe em filés ou se tire a pele antes de servir. Os peixes comprados em peixarias normalmente vêm sem escamas e limpos (sem as vísceras), mas pode-se fazer isso em casa, se for necessário. Quando servido inteiro, o peixe terá uma melhor apresentação se sua cauda for aparada.

É mais fácil limpar o peixe na pia, junto à água corrente. Passe sal nas mãos para impedir que ele escorregue.

Como Escamar:
Segure o peixe com firmeza pelo rabo e raspe as escamas usando um aparelho especial ou uma faca, no sentido da extremidade do rabo para a cabeça. Enxagüe bem.

Como Aparar:
Para cozinhar peixes inteiros de corpo achatado, apare com a tesoura de cozinha metade da pequena barbatana que fica em toda a volta do corpo.
Para os peixes de corpo arredondado, corte a carne nos dois lados das barbatanas anais e dorsais (posteriores) e puxe-as; as pequenas espinhas ligadas a elas também sairão. Apare as outras barbatanas.
Se o peixe deve ser preparado inteiro, deixe as barbatanas, ou apare-as apenas, pois elas ajudam a preservar seu formato.
Como aparar a cauda:
Caso queira conservar a cauda, apenas apare-a com uma tesoura, deixando-a em forma de V no centro. Agora o peixe já está pronto para ser cozido

Cadastre-se ou entre para salvar esta página.