O seu e-mail não será divulgado.
Clique aqui e encontre receitas pelo tema

Como Preparar as Verduras para Saladas

A variedade de folhas verdes de que dispomos é bastante grande. Use-os como base para saladas de legumes, peixe ou frango, ou como ingredientes principal.

Alface
Os tipos principais são: manteiga (lisa), com folhas mais soltas e de textura macia; mimosa, de folhas crespas e delicadas; romana, de cabeça alongada e folhas crespas; americana, cujas folhas formam uma cabeça compacta; vermelha, de folhas soltas, nada compactas e cor avermelhada na ponta; e frisée, toda frisadinha, extremamente decorativa e saborosa.

Preparação: Retire as folhas murchas e corte o talo central. Lave bem as folhas em água fria e deixe de molho em água e vinagre. Enxágüe bem, escorra e seque. Se as folhas forem grandes, rasgue-as em pedaços
Escarola e Endívia
O gosto levemente amargo de suas folhas tem um apelo todo especial. As folhas mais claras são mais delicadas e adocicadas. A endívia frisée ou encaracolada tem folhas finas em forma de babados e textura mais firme. O radicchio é um tipo de endívia; bem arredondado, vermelho com nervuras brancas, deixe as saladas muito atraentes.

Preparação: Retire o centro da base da endívia e as folhas murchas ou danificadas. Lave bem e seque as folhas. Se forem grandes, corte-as em pedaços.
Folhas e ervas aromáticas
As folhas da beterraba são deliciosas em saladas e refogados. E as ervas frescas são fundamentais para realçar o sabor dos alimentos: hortelã, manjericão, alecrim, orégano, salsa e cebolinha.

Preparação: Retire as folhas murchas ou machucadas. Corte as raízes e lave bem, pois as folhas podem conter terra.
Rúcula
Numa salada verde sortida, o gosto picante da rúcula é inconfundível e muito agradável. Esta parente da mostarda tem folhas verdes com bordas arredondadas e textura semelhante à do espinafre.

Preparação: Retire todas as folhas murchas e machucadas. Arranque as raízes, lave bem e seque em toalhas de papel - é melhor não usar uma secadora de verduras, que pode danificar as folhas tenras.
Agrião
Outro membro da família da mostarda, suas folhas verde-escuras e redondas têm um sabor picante delicioso, que dá vida a qualquer salada e sua aparência fresca torna-o muito apreciado.

Preparação: Retire as folhas murchas e os talos mais grossos. Lave bem, deixe de molho, enxágüe e seque.

Cadastre-se ou entre para salvar esta página.