O seu e-mail não será divulgado.
Clique aqui e encontre receitas pelo tema

Qualidade de vida na Terceira Idade

Programas diferentes, atividade física, alimentação adequada.

Todos estes são fatores que certamente ajudarão você a ter melhor qualidade de vida, nesta fase tão especial da sua vida.

Alimentação, atividade física e social na Terceira Idade

Você encontrará a seguir algumas dicas especiais, para que a sua alimentação ajude na sua qualidade de vida, lhe fornecendo maior disposição e saúde.

Com o aumento da idade ocorre simultaneamente um aumento da pressão arterial. Apesar deste aumento da pressão ser extremamente normal, é indicado sempre controlar a quantidade de sal adicionada no preparo dos alimentos.

Como fazer isto?
Simples:

* De preferência ao sal light, que possui uma menor quantidade de sódio;
* Use e abuse das ervas como tomilho, manjericão, manjerona e de temperos como salsão por exemplo que são extremamente saborosos, e diminua simultaneamente a quantidade de sal.
* Evite o excesso de caldos de carne, legumes, shoyo e molho inglês, assim como temperos prontos.
* Uma boa dica é misturar ao sal do saleiro da mesa ervas secas como tomilho, orégano e manjericão, assim você automaticamente estará diminuindo a quantidade de sal.
* Outra idéia é usar o limão como tempero, tente preparar a refeição com o mínimo de sal e com o máximo de ervas.
* Após pronta a preparação, ao colocar no prato os alimentos, coloque em cima dos alimentos algumas gotas de limão, o sabor fica realmente delicioso.


A obstipação (intestino preso) é um problema que se torna também bastante comum com aumento da idade, muitas vezes não esta necessariamente relacionado diretamente a idade, mas a uma diminuição da velocidade de digestão do organismo e a uma redução da atividade física.

Para ajudar o seu intestino, você não precisa mais recorrer aos laxantes necessariamente, uma alimentação rica em fibras pode ser de grande auxílio.

Veja a seguir alguns alimentos ricos em fibras, que você deve acrescentar no seu dia dia:

Prefira frutas como – mamão, ameixa, kiwi, laranja (com bagaço)
Pães, bolachas e massas integrais
Farelo de trigo, aveia,....


Não se esqueça que simultaneamente ao aumento de fibras da dieta deve ocorrer o aumento da ingestão de água pois caso contrário, o efeito é uma obstipação (intestino preso) ainda maior.
O mínimo recomendado é de 2,0 litros de água por dia.


As fibras, são de grande auxílio também na prevenção e controle da pressão alta e do diabetes (aumento açúcar no sangue).

O aumento do açúcar no sangue também aumenta com o aumento da idade. Por isso é importante controlar o açúcar simples da sua dieta.

* Evite doces, prefira alimentos lights.
*Evite açúcar refinado, prefira adoçante.
*Evite comer mais de um tipo de alimento fonte de carboidrato na mesma refeição (como pães, massa, bolos, bolachas, arroz, farinha, batata, mandioca, mandioquinha,....)
* Limite o consumo de frutas a 05 unidades por dia.


Outro nutriente essencial para o organismo nesta fase é o cálcio.
A falta de cálcio no organismo, pode agravar ou favorecer o desenvolvimento da osteoporose (que é um “enfraquecimento” dos ossos).

A descalcificação dos ossos é conseqüência da diminuição da produção de hormônios, diminuição da massa magra, entre outros fatores.

Por isso, para ajudar o seu organismo, forneça a ele, alimentos fonte de cálcio (leite, iogurtes, queijos, e derivados em geral).

Alguns estudos indicam que substâncias presentes na soja podem ajudar na prevenção e no tratamento da osteoporose.


A prática de uma atividade física, certamente é essencial para melhor qualidade de vida.

Exercícios regulares e sobre correta orientação podem ajudar no tanto no tratamento como na prevenção de osteoporose, diabetes, hipertensão (pressão alta), entre outras. Além disso melhora o sono, o hábito intestinal, disposição e humor.

Consulte sempre seu médico ou profissional capacitado, para saber quais atividades físicas devem ser praticadas.


Cada vez estão crescendo o número de programas tanto de atividade física como de atividade social específicos para grupos da terceira idade.

Alguns programas incluem serviço de motorista, que levam você a cimenas, teatros, restaurantes, com toda comodidade e segurança.


Lembre-se que uma alimentação equilibrada e adequada, a pratica de atividade física e social só trarão benefícios e lhe ajudarão a ter vida mais saudável.

Alimente e pratique esta idéia, você só tem a ganhar!

Cadastre-se ou entre para salvar esta página.