O seu e-mail não será divulgado.
Clique aqui e encontre receitas pelo tema

Risoto de limão siciliano com pignoli

Risoto de limão siciliano com pignoli
  • 20 min.

Ingredientes

  • 2 limão siciliano
  • 1 cebola média
  • 4 colheres (sopa) de pignoli
  • 5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol
  • 2 xícaras (chá) de arroz carnaroli ou arbóreo
  • 3 colheres (sopa) de jerez
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Lave os limões em água corrente. Reserve 1 limão para enfeitar a preparação. Raspe a casca do outro limão, parta-o ao meio e tire o suco (60 ml). Descasque a cebola, lave-a e pique em pedaços bem pequenos. Reserve.
  2. Disponha em uma frigideira os pignoli e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Leve ao fogo e doure-os, sem parar de mexer, por 1 minutos (não deixe dourar muito). Retire do fogo, transfira para uma tigela e reserve.
  3. Não deixe dentro da frigideira para não continuar tostando.
  4. Em uma panela misture o suco de limão com 1 litro de água e leve a fogo até ferver. Abaixe o fogo e mantenha aquecido.
  5. Coloque em uma outra panela (de ferro fundindo ou de fundo grosso) o azeite de oliva restante e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 3 minutos ou até a cebola ficar transparente.
  6. Junte o arroz sem lavar. Refogue, mexendo rapidamente e sem parar, por 5 minutos ou até os grãos ficarem brilhantes e agrupados.
  7. Misture o jerez e o sal. Em seguida, adicione 1/2 xícara (chá) de água com o limão fervente e deixe cozinhar, mexendo sem parar limpando o fundo e as laterais da panela, por 2 minutos ou até não ter mais líquidos na panela.
  8. Continue a cozinhar, a cada minuto despeje 1/2 xícara (chá) de água com o suco de limão fervente. Não pare de mexer limpando o fundo e as laterais da panela até o arroz ficar al dente.
  9. O risoto estará pronto quando o grão ficar macio, mas firme. O resultado deve ser uma preparação úmida mas sem caldo. Incorpore as raspas da casca de limão e a manteiga. Acerte o sal e retire do fogo.
  10. Arrume nos pratos e polvilhe os pignolis. Decore com o limão reservado cortado em rodelas.
  11. Sirva com peixes ou frutos de mar.

Cadastre-se ou entre para salvar esta página.

Veja também estas receitas