O seu e-mail não será divulgado.
Clique aqui e encontre receitas pelo tema

Salada de Carne Marinada com cebola-roxa

Salada de Carne Marinada com cebola-roxa
  • 45 min.

Ingredientes

  • 625 g alcatra
  • 2 unidade(s) dentes de alho
  • 1 xícara(s) óleo
  • 3 colher(es) de sopa molho inglês
  • 1 pitada de tabasco oara dar gosto
  • sal e pimenta
  • 500 g cebolas-roxas
  • 100 g cogumelos
  • 1 unidade(s) pé de lollo rosso (ou alface-rubi) de cerca de 250g

Modo de preparo

  1. Prepare a marinada: Com o facão, limpe a carne, retirando gorduras e nervos. Com a ponta da faca, faça cortes leves de ambos os lados da carne, num padrão de treliça, e deixe-a numa travessa rasa, suficiente apenas para conter a carne. Descasque e pique o alho. Numa tigela, usando o batedor, misture o óleo, o molho inglês, o tabasco, o sal e a pimenta. Ponha de lado 125ml (1/2 xícara) desse molho para temperar os cogumelos e monte a salada. Para fazer a marinada da carne, junte o alho picado ao molho restante e misture. Despeje a marinada sobre a carne. Cubra e deixe na geladeira de 3 a 12 horas, para obter o máximo de sabor e maciez, virando a carne várias vezes.
  2. Prepare os legumes: Descasque e limpe as cebolas-roxas. Corte uma rodela fina de um dos lados de cada cebola, de modo que elas assentem firmemente na tábua. Corte transversalmente as cebolas em rodelas de 1,5 cm. Enfie um palito na parte lateral de cada rodela, para que a cebola não se desmanche ao ser grelhada. Limpe os cogumelos com papel-toalha e corte homogeneamente as astes e os chapéus. Coloque-os na tábua e corte-os em fatias finas. Misture os cogumelos com metade do molho reservado. Retire a raiz da alface. Mergulhe bem as folhas em bastante água fria, por 15-30 minutos. Descarte as nervuras das folhas da alface. Seque-as inteiramente num pano de prato ou na secadora de salada. Empilhe 5-6 folhas de alface e enrole-as levemente. Corte-as em tiras grossas. Empilhe, enrole e fatie as folhas restantes e coloque-as numa tigela grande.
  3. Asse a carne e monte a salada: Aqueça o forno. Usando a pinça, retire a carne da marinada, permitindo que o excesso pingue na travessa; reserve a marinada. Coloque a alcatra na grelha. Arrume as rodelas de cebola à sua volta. Pincele as rodelas de cebola com a marinada reservada na travessa. Asse a carne e as cebolas a 7 cm do fogo, deixando 3-4 minutos se quiser a carne malpassada, ou 5-6 minutos para obter uma carne ao ponto. Vire a carne e as cebolas, pincele com a marinada e asse do outro lado, 3-4 minutos para carne malpassada, ou 5-6 minutos para carne ao ponto. Ponha a alface e os cogumelos nos pratos. Aperte a carne com o dedo para verificar se ela está cozida: ela parecerá macia se estiver malpassada; se estiver ao ponto, resistirá ligeiramente à pressão. Ponha a carne na tábua e corte-a em fatias finas diagonais. Disponha as fatias de carne sobre a alface e os cogumelos. Retire os palitos das rodelas de cebola, separe-as em anéis e arrume alguns sobre cada porção.
  4. Ao servir: Bata rapidamente o molho reservado. Umedeça a salada com um pouco de molho e sirva logo, enquanto a carne ainda estiver quente.

Cadastre-se ou entre para salvar esta página.

Tags:

Veja também estas receitas