O seu e-mail não será divulgado.
Clique aqui e encontre receitas pelo tema

Salada de massa e mexilhões

Salada de massa e mexilhões
  • 35 min.

Ingredientes

  • 1 kg mexilhões
  • 175 ml vinho branco seco
  • 250 g macarrão parafuso (fusilli)
  • Para o mollho vinagrete com ervas:
  • 4 unidade(s) echalotas
  • 3 unidade(s) dentes de alho
  • 1 macinho de esfregão fresco
  • 1 macinho de salsa
  • 2 unidade(s) limões
  • sal e pimenta
  • 175 ml azeite de oliva

Modo de preparo

  1. Faça o molho vinagrete com ervas: Descasque as echalotas. Segure firmemente cada uma e fatie, deixando as rodelas presas à raiz. Corte verticalmente e em seguida transversalmente, fazendo cubinhos. Deite a lateral da lâmina do facão sobre cada dente de alho e bata nele com o punho, com cuidado. Tire a casca e pique o alho bem fininho. Destaque as folhas de estragãoe e de salsinha dos talos e empilhe-as sobre a tábua. Com o facão, corte-as bem fino. Esprema os limões; eles devem render juntos 75 ml de suco. Bata juntos o suco de limão, metade das echalotas picadas, o alho, o sal e a pimenta. Misture aos poucos ao azeite, de modo que o molho fique homogêneo e engrosse ligeiramente. Misture as ervas. Prove o tempero do molho e reserve.
  2. Prepare os mexilhões: Raspe cada mexilhão com a faca pequena para retirar toda a craca. Com a faca pequen, destaque e descarte a "barba" de cada mexilhão. Escove-os em água corrente; descarte os de concha quebrada ou que não se fecharam ao lavar. Coloque o vinho, as echalotas picadas restantes e bastante pimenta na panela grande. Deixe ferver e refogue por 2 minutos. Junte os mexilhões ao vinho e às echalotas. Cubra e cozinhe durante 5-7 minutos em fogo alto, mexendo ocasionalmente, até que os mexilões se abram. Transfira-os para uma tigela grande, descartando o líquido do cozimento. Deixe esfriar o suficiente para manipulá-los. Com a mão, tire os mexilhões das conchas, conservando 4-6 deles com a casca. Puxe e tire o anel flexível que há em volta de cada concha e coloque os mexilhões numa tigela grande. Bata rapidamente o molho vinagrete com ervas. Despeje o molho sobre os mexilhões. Mexa delicadamente de modo que todos os mexilhões fiquem bem revestidos com o molho, cubra e deixe na geladeira enquanto cozinha o macarrão.
  3. Encha uma panela grande com água, deixe ferver e junte 1.5 colher de chá de sal. Junte o macarrão e cozinhe-o por 8-10 minutos, até que fique macio, mas "al dente", ou de acordo com as orientações da embalagem. Mexa de vez em quando para evitar que grude. Enquanto isso, limpe as cebolinhas e corte-as em rodelinhas, incluindo algumas pontas verdes. Escorra o macarrão, passe em água fria e escorra novamente. Despeje o macarrão escorrido na tigela de mexilhões e molho. Salpique as cebolinhas sobre o macarrão, junte sal e pimenta, misture bem e prove o tempero.
  4. Ao servir: Disponha a salada de macarrão em 4-6 pratos individuais. Enfeite cada porção com um dos mexilhões com casca reservados, juntando uma fatia de limão e um galhinho de estragão, se quiser.

Cadastre-se ou entre para salvar esta página.

Tags:

Veja também estas receitas